Prefeitura Municipal de Paraopeba

Previsão do tempo

Segunda-feira - 21/08

Mínima: 17°C
Máxima: 30°C
Situação: Chuva a Tarde
IUV: 8.0

Você sabia? Utilize nosso módulo de compras de passagens on-line e veja o que é praticidade.
Imprimir Email

Institucional

IPTU

por Assessoria de Comunicação

11/07/2016 16:05

IPTU 2017

O Imposto Predial Territorial Urbano

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é uma importante fonte de recursos para os municípios. O tributo, que incide sobre terrenos e edificações, é cobrado uma vez por ano e pode ser pago à vista ou em parcelas mensais.

Tabela IPTU – A Publicar em breve

 

Imóveis residenciais

Imóveis não residenciais

Imóveis territoriais

 

Legislação

O artigo 156 da Constitução Federal, que trata dos impostos municipais, foi alterado em 13 de setembro de 2000 pela Emenda Constitucional nº 29. A emenda criou a possibilidade da cobrança do IPTU PROGRESSIVO em razão do VALOR dos imóveis.

Segue o texto da emenda 29:

” O parágrafo 1º do artigo 156 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

Parágrafo 1º – Sem prejuízo da progressividade no tempo a que se refere o art.182, parágrafo 4º, inciso II, o imposto previsto no inciso I poderá:

I – ser progressivo em razão do valor do imóvel; e

II – ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.”

O IPTU paraopebense era cobrado segundo uma escala de alíquotas baseadas na área construída dos imóveis.

* O critério do valor venal é mais justo do que o da área construída, e por isso foi escolhido pelo Congresso Nacional como ideal para a progressividade. Levar em conta apenas a área construída do imóvel na hora de definir a alíquota do IPTU é ignorar as diferenças de valorização imobiliária das diferentes regiões da cidade.

* Com o novo critério, o valor venal passa a ser o fator determinante da alíquota do imposto. É mais justo porque os imóveis mais valorizados vão pagar mais. Também é justo porque imóveis com valor igual vão pagar exatamente o mesmo imposto, não importando qual sua área construída ou em que bairro da cidade eles estejam.

* Com as mudanças no IPTU, a tabela de alíquotas será progressiva em razão do valor do imóvel.

Prazos – a publicar

Quem não receber o carnê em tempo hábil, pode obter uma segunda via na Prefeitura Municipal de Paraopeba partir de julho.

A segunda via ou o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) serão entregues na hora. Para quem optar pelo pagamento parcelado, é importante saber que a data de vencimento varia de acordo com o último dígito da indicação fiscal do imóvel:

Onde Pagar

CASA LOTÉRICA

CREDIPARAOPEBA

BANCO DO BRASIL S/A

BANCO ITAÚ S/A

ATENÇÃO: CASO NÃO RECEBA A GUIA DO SEU IPTU GENTILEZA ENTRAR EM CONTATO COM O DEPARTAMENTO DE TRIBUTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. ATRAVÉS DO TEL.: (31) 3714-3804 OU ATRAVÉS DO EMAIL: tributacao@paraopeba.mg.gov.br

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página